terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Curiosidades Pitanga


 A pitangueira é uma árvore ou arbusto frutífero e ornamental, nativo da mata atlântica e conhecido principalmente pelos frutos doces e perfumados que fazem parte da cultura dos brasileiros. O nome “pitanga” é de origem tupi e significa vermelho-rubro, uma alusão à cor dos frutos maduros.

Além de suas qualidades como frutífera, a pitangueira é decorativa. Seu caule tortuoso e os galhos intensamente ramificados, com folhas miúdas, chamam a atenção, sendo muito apreciados em jardins residenciais. Elas são frequentes em jardins sustentáveis que unem beleza e função, com preocupação ecológica. A pitangueira é uma planta rústica e de baixa manutenção. É capaz de resistir a podas drásticas e frequentes. Por ser ramificada e tolerante à podas é também utilizada como cerca viva. 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Curiosidades Plátano


Os plátanos são de origem desconhecida mas cultivados já há muitos anos como árvores de parques e arruamentos, desenvolvendo-se melhor em solos frescos e profundos. Isolado dá lugar a uma árvore de copa enorme com muitos ramos e um tronco curto e grosso. 

Os plátanos têm uma característica muito especial: aguentam bastante bem a poluição. Por essa razão são uma boa escolha para se plantar nas cidades.
São características dos plátanos a casca, com as suas manchas e as folhas, parecidas com as do Acer.

Os plátanos existem no Sudeste da Europa, na Ásia Menor, Norte do Irão e nos Himalaias Ocidentais. Por ser muito sensível às geadas, rareia na Europa Central.

Os plátanos vivem intensamente as estações do ano. Na Primavera, ficam cheios de rebentos e folhas novas de um verde claro, no Verão os plátanos ficam frondosos e cheios dando uma sombra apetecível, no Outono, as folhas tornam-se totalmente amarelas e no Inverno perdem toda a folhagem ficando totalmente despidos apenas com o tronco e os ramos.


 Observar um plátano, é observar o desenvolvimento das estações do ano e, consequentemente, o andar do tempo.